Os empresários e trabalhadores das empresas certificadas com o Selo Internacional do Trabalho Digno 2023 participaram no dia 23 de novembro, da última Unidade Formativa de Boas Práticas Laborais deste ano.
Com o tema: Inteligência emocional no ambiente de trabalho, a palestra foi ministrada pela analista comportamental Adriana Meireles, que discorreu sobre o tema, visto como necessário para controlar as emoções e encontrar o equilíbrio para solucionar problemas no ambiente laboral.
Durante a palestra, ela apresentou resultados de pesquisas que apontam que nove em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental.
“Inteligência emocional não se trata de simplesmente não demonstrar os sentimentos, mas refere-se à capacidade de reconhecer, avaliar e lidar com as emoções e sentimentos de forma inteligente, saudável e controlada. E não é somente para entender as próprias emoções, mas também para acolher as emoções do outro”, pontuou durante a apresentação do tema.
A consultora apresentou ainda os cinco pilares da inteligência emocional baseados na teoria do psicólogo americano Daniel Goleman: autoconsciência, autorregulamentação, automotivacao, empatia e habilidades sociais.
As unidades Formativas de Boas Práticas Laborais integram o conjunto de ações que são oferecidas às empresas que recebem a certificação do Selo Internacional do Trabalho Digno.