O Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí sediou no dia 28 de maio de 2024 o Seminário Trabalho Digno: Um Impulso ao Desenvolvimento Sustentável. O evento foi uma parceria da ONG piauiense Rede Ponte, juntamente com a organização suíça Brucke Le Pont e a Alepi, para fomentar o tema do trabalho digno, ODS 8 da Organização das Nações Unidas, que tem como objetivo: “Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos”(Agenda 2030).
O evento reuniu empresários, estudantes e especialistas de diferentes áreas do conhecimento para apresentar perspectivas e novos olhares para o mundo do trabalho, na ótica da Equidade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social das empresas e dos trabalhadores.
O Seminário foi dividido em três momentos. O primeiro deles marcou a constituição da Câmara Técnica do Trabalho Digno no Piauí e contou com a participação de 10 instituições que assumiram o compromisso de atuarem como entes consultivos, propondo novas políticas públicas para ampliar a cultura do trabalho digno no Estado.
A primeira constituição da Câmara Técnica do Trabalho Digno no Piauí é formada pelas seguintes instituições: Associação Piauiense de Municípios (APPM), Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Conselho Federal De Administração (CFA), Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI), Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-PI), Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Piauí (OAB-PI), e Rede Ponte. A organização suíça Bruck Le Pont, que atua há mais de 70 anos na promoção do trabalho digno no mundo, também integra a Câmara Técnica do Trabalho Digno no Piauí como membro consultivo.
Após a solenidade de abertura, iniciou o Seminário Trabalho Digno em formato de talk show, com a mediação do jornalista Marcelo Magno. A primeira plenária teve como foco a responsabilidade social das empresas e o crescimento econômico sustentável. O debate contou com a participação dos advogados e professores Cineas Nogueira, José Osmar Alves e a coordenadora do escritório de projeto do Pnud no Piauí, Aline Bacelar.
Na sequência, a jornalista Lucy Brandão conduziu o diálogo sobre políticas públicas voltadas para o trabalho digno, com foco na diversidade, equidade e inclusão. Os painelistas foram os professores Rodrigo Araújo, Izabel Hérica Cronemberger e Iracelma Rocha.
Por fim, foi realizada a certificação de 20 empresas piauienses que passaram pelo processo de verificação e conquistaram o Selo “Eu apoio Trabalho Digno” por apoiarem e promoverem trabalho digno no Piauí.