Foi realizada no dia 25 de setembro, no auditório da Escola Superior da Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) a Unidade Formativa de Boas Práticas Laborais com o tema: Comunicação Não Violenta no Ambiente de Trabalho.
A palestra ocorreu de forma presencial com transmissão ao vivo pela internet e foi ministrada pela mediadora e conciliadora, Neilan Argento. O momento reuniu trabalhadores e empresários que buscam se aperfeiçoar em técnicas que garantam uma convivência mais harmoniosa no ambiente laboral.
A palestrante apresentou os quatro pilares da comunicação não violenta (CNV) de Marshall Rosenberg: observação, sentimento, necessidade e pedido, e expôs situações do dia-a-dia laboral em que se faz necessário aplicar técnicas de CNV para gerenciar conflitos. “Os gestores podem passar a ter um olhar diferenciado para as ações dos seus colaboradores no dia a dia. Muitas vezes eles deixam de fazer uma atividade não porque não querem realizar. Existe uma razão e é necessário compreender isso. Às vezes é um problema que enfrenta em casa, às vezes uma questão financeira, e parar pra buscar compreender aquela atitude, naquele momento, já vai gerar uma empatia, um acolhimento”, relatou a mediadora.
As Unidades Formativas de Boas Práticas Laborais são palestras voltadas para a boa ambiência laboral, com temas atuais que incentivem o diálogo e a reflexão, contribuindo para o melhor relacionamento entre trabalhadores, gestores e a sociedade. A iniciativa integra as ações do Selo Internacional do Trabalho Digno que certifica empresas que apoiam e promovem a cultura do trabalho digno.